Calefator ou lareira tradicional: qual escolher?
09/02/2024Neste texto você vai conhecer as principais diferenças entre o calefator e a lareira tradicional com diversas dicas para saber escolher o melhor sistema de aquecimento para sua casa.
Durante a estação mais fria do ano, não há prazer maior do que ter uma casa bem aquecida e, para isso, as melhores opções são os calefatores e as lareiras.
Mas quando chega a hora de escolher, sempre bate aquela dúvida: calefator ou lareira tradicional? Pensando nisso, elaboramos este artigo para ajudar você a entender todas as diferenças entre eles. Afinal, as características divergentes podem influenciar na sua decisão final.
Confira a seguir quais são as diferenças entre o calefator e a lareira tradicional:
Lareira tradicional
As lareiras tradicionais são aquelas feitas de alvenaria (tijolos e cimento), normalmente construídas junto com a edificação da casa.
Apesar de serem charmosas, soltam muita fumaça e faíscas no ambiente. Além disso, usam o próprio ar do ambiente para alimentar o fogo, queimando muito oxigênio.
Por isso, é necessário abrir as janelas de vez em quando para renovar o ar e alimentar a queima da lenha, mas principalmente para preservar saúde dos moradores.
Como você e sua família vai usufruir do ambiente, muitas vezes por longos períodos, essa renovação do ar é extremamente importante.
Outro ponto é que as lareiras tradicionais tendem a ser menos eficientes na utilização da lenha, resultando em menor produção de calor, maior emissão de poluentes e maior consumo de lenha.
As lareiras tradicionais possuem algumas desvantagens. Confira:
- Por serem abertas, não possibilitam o controle da entrada de ar na queima, aumentando o consumo de lenha;
- Emitem muitos poluentes durante a combustão, como CO², CO, dioxinas, entre outros;
- Jamais podem ser deixadas sem supervisão;
- Gera alguns incômodos como: cheiro de fumaça, faíscas no ar e sujeira de cinzas no chão e no tapete;
- Somente 10% do potencial da lenha é aproveitado para gerar calor, 90% é perdido pela chaminé.
As lareiras tradicionais possuem essas desvantagens porque não têm nenhum tipo de tecnologia empregada no seu funcionamento, diferente dos calefatores. E é sobre eles que vamos falar agora.
Calefator de dupla combustão
O calefator é uma “lareira do futuro” oferecendo uma eficiência energética superior devido a tecnologia de dupla combustão.
Ou seja, os calefatores utilizam duas fases de combustão para extrair mais calor da lenha, tornando-os mais econômicos e ecologicamente corretos. Para saber mais, leia: Tudo o que você precisa saber sobre dupla combustão
Os calefatores de dupla combustão oferecem muitas vantagens. Entre elas:
- Tecnologia europeia: sistema moderno de dupla combustão;
- Porta com vidro cerâmico e fechamento hermético, impedindo o vazamento de fumaça;
- Melhor aproveitamento da lenha comparado a uma lareira tradicional;
- Eficiência de 80% na capacidade de transformar a lenha em calor;
- Não precisa de supervisão constante;
- Ecologicamente correto, pois reduz a emissão de poluentes na atmosfera.
Os calefatores são fabricados em aço carbono e emanam o calor por toda a sua estrutura. Também consomem menos lenha que as lareiras tradicionais, o que é um grande diferencial para quem pretende fazer fogo todos os dias durante o inverno.
Você encontra mais informações, conteúdos e dicas diárias em nosso Instagram
Conclusão
Com uma breve análise já é possível perceber que um calefator é muito superior a uma lareira tradicional.
Características como o funcionamento, a capacidade de aquecimento e a segurança para a casa e os moradores são importantes e, por isso, o calefator se torna a opção mais adequada.
É um sistema de aquecimento eficiente que cumpre o que promete, proporcionando um ambiente super aquecido até nos dias mais frios.
Confira todos os modelos de Calefatores Metávila e escolha o seu favorito: https://www.metavila.com.br/produtos/calefatores/