Manter a casa aquecida nos dias de frio mais rigoroso pode ser um conforto e tanto! Mas, para aproveitar bem esse prazer, é preciso ficar atento a alguns cuidados quanto à manutenção e limpeza do calefator. Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas para você.
Seguindo estas orientações, você tem mais segurança e ainda prolonga a vida útil do seu Calefator Metávila.
Limpeza do Calefator
Recomendamos a vistoria e limpeza da tubulação a cada estação, pois é um local onde animais costumam construir seus ninhos, colmeias e similares. Pode criar-se também o acúmulo de resíduos da queima, obstruindo os dutos.
A vantagem dos Calefatores de dupla combustão é que podem ser limpos sem a necessidade de desarmar a instalação. Com a retirada do templador e do chapéu canhão, você poderá fazer a limpeza do equipamento. Conselho importante: a limpeza da tubulação deve ser realizada, de preferência, por um profissional.
Remoção das Cinzas
Para remover as cinzas, empurre pedaços de madeira e carvão para a parte de trás da caixa de fogo. Com uma pequena pá, retire as cinzas soltas e coloque em um recipiente apropriado. Mas atenção: não remova as cinzas com o calefator quente ou com a lenha em brasa. Lembre-se que as brasas podem permanecer acesas por até 36 horas. Então, muito cuidado!
Limpeza do Vidro
Quando o calefator estiver frio, limpe o vidro com um pano úmido em água, um algodão com um pouquinho cinzas da caixa de queima ou com auxílio de um pincel. Jamais utilize elementos abrasivos ou produtos químicos, pois podem causar danos ao produto. Cuidado: o vidro irá manchar com o uso indevido de lenha úmida, então priorize o uso de lenha bem seca.
Assista ao vídeo e veja como é fácil limpar o vidro da porta:
Conclusão
A manutenção do calefator a lenha não é uma tarefa complexa e faz toda a diferença para o bom funcionamento do produto. Como essa prática tem tudo a ver com segurança, não se esqueça de incluí-la na sua lista de afazeres e então curtir todo o aconchego de uma casa segura e climatizada.