fbpx

Instalação do calefator: considerações úteis para não errar

12/02/2024

Está com dúvidas sobre a instalação do seu calefator? Selecionamos várias dicas para você não errar. Confira!

Na hora de fazer a instalação do seu calefator de dupla combustão, existem alguns procedimentos que são necessários para que o calefator fique corretamente instalado. São recomendações para você garantir a durabilidade e o perfeito funcionamento do seu calefator a lenha. Pensando nisso, separamos 10 dicas de instalação para você conferir:

10 dicas para uma instalação correta do calefator

Entenda como fazer a instalação do Calefator Metávila de acordo com as nossas recomendações. Quando for instalar, leve em consideração esses fatores:

1) Localização: o produto deve ser instalado o mais perto do centro do ambiente onde o calefator será instalado.

2) Proteção do piso: recomendamos a colocação de uma base embaixo do calefator. Esta base deve ser feita em material resistente a altas temperaturas, como cimento, mármore, entre outros. Veja o exemplo na foto abaixo:

calefator ou lareira tradicional

3) Kit de Instalação: é importante que o kit de instalação seja original Metávila e cada peça seja instalada conforme as orientações do manual que acompanha o calefator.

4) Serviço profissional: a instalação do calefator deve ser realizada por um profissional habilitado, como funileiros e calheiros, garantindo a segurança e evitando erros que possam comprometer o bom funcionamento do produto.

5) Telhado: a instalação deve ser feita com algerosa ou rufo no telhado, evitando possíveis vazamentos e infiltrações. Além disso, o chapéu canhão deve ser instalado no mínimo 60cm acima do ponto mais alto do telhado. Temos um post no Instagram bem explicativo, clique aqui e confira

6) Vedação adequada: as conexões externas devem ser rebitadas e vedadas com silicone para alta temperatura.

7) Uso de tensores: em determinadas instalações, faz-se necessário também o uso de tensores, para firmar as conexões. 

8) Cuidado com dutos: eles não devem apresentar estrangulamento ou serem de seção muito pequena. A altura mínima da seção vertical deve ser de 4 metros. — ou 3 metros para os modelos de calefator menores, como o Calefator Montevideo 680GF.

9) Tiragem dos canos: ela deve ser suficiente e não excessiva. Não deve ultrapassar 10 metros, pois sua chama pode ficar incontrolável.

10) Templador: os Calefatores Metávila estão equipados com uma peça chamada templador, que pode ser metálico ou cerâmico. Você encontra os detalhes sobre como fazer sua montagem no manual de instalação que acompanha o produto. 

Confira também nosso vídeo com 5 dicas de instalação:

Por que uma instalação correta é tão importante?

Como o produto apresenta um sistema específico de funcionamento — a dupla combustão —, a instalação tem suas particularidades, por isso é tão importante que seja feita por um profissional habilitado.

Lembre-se que a instalação é uma das maiores responsáveis pelo perfeito funcionamento do produto. Quando bem instalado, o sistema de aquecimento tem rendimento pleno e completo, e você ainda poderá contar com uma maior vida útil do seu calefator. 

Conclusão

Seguindo essas dicas, a instalação vai ocorrer de forma segura e garantir um excelente desempenho do seu calefator a lenha. Invista nesses cuidados e aproveite. A estação mais charmosa do ano vai ficar perfeita com seu Calefator Metávila.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso Blog!